Compensação de custos
Resumo
Para as empresas garantirem seu lugar no mercado, torna-se necessário tomar decisões estratégicas, uma vez que manter altos níveis de estoque pode significar perda para a organização, ao mesmo tempo em que a falta do produto afeta sua lucratividade.
Nesse contexto, o transporte entra como uma opção para a diminuição dos estoques, quando estes não compensam ser mantidos. Este trabalho teve por objetivo descrever os conceitos e aplicações do transporte e da armazenagem de farelos de soja com intuito de avaliar futuramente, por meio do estudo da compensação de custos logísticos, uma cooperativa específica, por meio do estudo de caso e da pesquisa descritiva.
Introdução
Dentro do cenário econômico das empresas no mundo atual, o grande desafio das organizações está centrado na busca por novos processos que permitam a redução de custos, ao mesmo tempo em que não afetem sua qualidade, tornando-as cada vez mais competitivas.
Neste contexto, uma boa análise dos custos é uma oportunidade para a maximização dos resultados, considerando que as empresas necessitam de informações precisas que auxiliarão nas suas decisões estratégicas.
Dentro dessas, incluem-se decisões de quantidade de armazéns, localização, transporte, número de centros de distribuição, entre outras.
Por exemplo, a soja, como um importante insumo agrícola no país, merece atenção no que se refere aos seus processos logísticos, afinal, ela movimenta volume físico e financeiro elevado por ter forte influência na economia brasileira.
Dessa forma, buscou-se identificar, no presente estudo, os conceitos e teorias sobre a compensação de custos logísticos com foco no transporte e armazenagem do farelo de soja em uma cooperativa agrícola, possibilitando uma visão das estratégias que estão sendo adotadas por ela. Este trabalho está em sua fase