Gestão de Remunerações
Compensação: é o valor que cada trabalhador aufere pela sua participação na actividade de uma organização. É uma transacção na qual o empregador paga um determinado valor em troca de tempo, aptidões, conhecimentos, experiência e empenho.
A compensação constitui ainda um símbolo de estatuto e de nível de vida que permite a diferenciação social.
Sistema de Recompensas ou Sistema de Compensação: é o conjunto de contrapartidas materiais e imateriais que os empregados auferem em virtude da sua avaliação de funções, da qualidade do seu desempenho e da sua identificação com a cultura e estratégia da organização.
Influências nos Sistemas de Compensação:
Influências externas à organização: Desenvolvimento económico do país, Cultura do país, Legislação sobre remunerações...
Influências internas à organização: Capacidade negocial de cada colaborador, Menor importância da antiguidade, Tendência para remunerações mistas...
Recompensar ou Remunerar Pessoas: é proporcionar um conjunto de contrapartidas, materiais e imateriais, em função da avaliação de funções, do desempenho, do contributo para os resultados, da identificação com a cultura e estratégia da empresa.
Atributos de um sistema de compensação:
Paradigma Clássico: compensar a função, de forma fixa e conter os custos.
Paradigma Actual: compensar as pessoas de acordo com o seu contributo para a organização, compensar as competências, compensar de modo variável e motivar, assegurando a flexibilidade e capacidade adaptativa.
Objectivos de um sistema de compensação:
Agregar Pessoas, atraindo-as para a empresa;
Motivar os colaboradores para o alcance dos resultados necessários à empresa;
Alinhar com a Cultura premiando comportamentos;
Obter uma eficiência de custos investindo nas pessoas certas e na sua retenção.
Política de compensação: Conjunto de normas e procedimentos que enformam todo o sistema de compensação duma empresa.
COMO DEFINIR UMA