Sistemas Urinário e Reprodutor
O sistema urinário é composto de órgãos capacitados na excreção de resíduos metabólicos, excesso de líquido e sais minerais, contribuindo com a homeostase do organismo. A homeostase consiste no equilíbrio interno através da concentração constante de substâncias como a água, sódio, potássio, cálcio e hidrogênio, bem como outros produtos resultantes do metabolismo dos nutrientes como a ureia e creatinina.
Tem como função:
1. Homeostase- consiste no equilíbrio interno constante da concentração de substância como a água, sódio, potássio, cálcio, hidrogênio e resíduos de metabolismo como ureia e creatinina. A homeostase é mantida por vários sistemas e órgãos.
2. Estimula formação do sangue através da eritropoietina
3. Regula a pressão arterial através do sistema renina-angiotensina-aldosterona que estimula a produção dos glóbulos vermelhos do sangue.
O sistema urinário é constituído pelos rins, que produzem a urina; os ureteres, que transportam a urina para a bexiga urinária, onde ela é armazenada temporariamente; e a uretra, que transporta a urina para o meio externo.
Rins- são dois órgãos que ficam na parede posterior da cavidade abdominal, um em cada lado da coluna vertebral. Cada rim possui uma glândula endócrina que é denominada Glândula supra renal. O rim é o principal órgão excretor, e são de extrema importância para a manutenção do balanço das substâncias exigidas para uma constância de metabolismo interno. Eles eliminam a ureia, o ácido úrico e a creatinina; conservam ou eliminam água e eletrólitos conforme necessário para que se mantenha o balanço interno. O rim filtra o sangue, regula a pressão arterial, regula o ph do sangue, ajuda na regulação do nível de glicose no sangue.
Glândulas suprarrenais- estão localizadas na parte supero medial dos rins e do diafragma. E têm como função: regular o metabolismo do sódio, do potássio e da água, regular o metabolismo dos carboidratos e regular as reações do corpo humano ao stress. Secretam