Sistema Digestório, Urinário e Reprodutor
O sistema digestivo ou digestório é composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão, alterações sofridas pelos alimentos no interior do organismo, transformando-os em nutrientes que serão utilizados pelas células.
O processo de digestão já se inicia na boca. A ptialina ou enzima amilase salivar, existente na saliva, "quebra" as grandes moléculas de amido existentes nos carboidratos em moléculas menores, de maltose. Da boca, o bolo alimentar desce pela faringe, pelo esôfago e chega ao estômago.
No estômago onde ocorre a produção de suco gástrico, a pepsina (outra enzima), é iniciada a "quebra" das proteínas. Do estômago, o bolo alimentar passa ao intestino delgado, onde será irrigado por sucos digestivos produzidos pelo pâncreas, pelo fígado e pela parede do intestino.
A primeira parte do intestino delgado é conhecida como duodeno, nessa região a tripsina, uma enzima produzida pelo pâncreas, continua o processo de "quebra" das proteínas iniciado no estômago e a amilase pancreática continua o processo de digestão do amido.
No duodeno se processa ainda a digestão das gorduras, onde a bile, fabricada pelo fígado e armazenada na vesícula biliar, é despejada e ocorre um processo de emulsificação da gordura. Ela transforma as "gotas grandes" de gordura em "gotas menores", aumentando a superfície de contato da lípase, uma enzima produzida pelo pâncreas, com as moléculas de gordura.
Assim, os lipídeos ou gorduras são transformados em componentes mais simples, os ácidos graxos e o glicerol, os quais podem passar pelas paredes dos intestinos.
A região seguinte do intestino delgado pode ser subdividida em duas partes jejuno (por ser encontrado geralmente vazio) e íleo (palavra de origem grega que significa voltear - onde o intestino delgado faz circunvoluções no interior de nosso ventre). Nessa região, as enzimas conhecidas como peptidases completam a transformação das proteínas em aminoácidos e a maltase (uma