Compare as respostas
As primeiras civilizações
O surgimento das civilizações.
A origem das civilizações se deu com a invenção da agricultura, quando os homens deixaram de ser nômades para se transformarem sedentários, ou seja, para morar num lugar fixo. Com a invenção da agricultura, surgiu o comércio, com o comércio surgiu os vilarejos, com os vilarejos surgiram as colônias, com as colônias surgiu a religião, e com a religião surgiu a escrita...
Com a agricultura, onde o homem desenvolveu técnicas de irrigação e adestrou animais para ajudá-los no plantio e na colheita, os homens, agrupados em terras férteis, deram vida aos vilarejos, que foram os embriões de sociedades mais estruturadas e complexas que vieram a se formar as civilizações.
Desses vilarejos, verdadeiros assentamentos urbanos, surgiu uma classe social de mercadores, que logo enviaram expedições a terras estranhas e fundaram as colônias para comercializar. Também desenvolveu-se templos religiosos; e mais tarde, um poder civil separado da religião. Com a religião, já disse, surgiu a escrita.
A Mesopotâmia:
O nome mesopotâmia, em grego, significa: entre rios. A Mesopotâmia está situada entre os rios Eufrates e Tigres, no sudoeste da Àsia. Por possuir poucos obstáculos, a Mesopotâmia era de fácil acesso, e isso era um ponto fraco em sua segurança, pois, por causa da facilidade de sair e entrar que ela muitas vezes foi ocupada e dominada por outros povos.
As civilizações da Mesopotâmia desapareceram há quase 2,5 mil anos. Os responsáveis para o seu desaparecimento foram os seguintes povos: os persas, os macedônicos, os àrabes, os mongósi, e etc. Assim, a região foi perdendo vestígios de sua história, com as suas cidades sendo destruídas e cobertas pelas areias com o passar dos anos. Uma vez destruída, as líguas faladas na Mesopotâmia desapareceram, e o mundo mesopotâmico, com isso, foi sendo esquecido de vez.
Os povos que viveram na Mesopotâmia desenvolveram a matemática, a