Trabalho de química
Brasília – DF
2013
Cursos: Engenharia Civil
Disciplina: Química Geral
Professora: Marilena
PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA PARA AS SEGUINTES SITUAÇÕES:
* Incêndio a partir de bico de gás;
Para usar os bicos de gás, certifique-se de que a válvula do bico está fechada, então abra o registro da linha de gás. Acenda o fósforo, e só então abra cuidadosamente a válvula do bico, regulando a janela de entrada de ar. Não se esqueça de fechar o registro da linha ao final do trabalho. Os extintores de incêndio são a melhor ferramenta para combater incêndios pequenos, principalmente na sua fase inicial. O extintor de dióxido de carbono é o mais recomendado no laboratório, pois é fácil manuseá-lo, tem boa eficiência no combate a princípios de incêndios e não danifica os equipamentos.
* Incêndio a partir de curto-circuito em fiação elétrica;
Em instalações elétricas devem ser usados somente os extintores de dióxido de carbono ou pó químico; os do tipo de água ou espuma nunca devem ser empregados para esse tipo de incêndio. O composto químico do extintor não pode ser condutor de energia.
* Intoxicação por inalação de gases;
A inalação é a principal via de intoxicação no ambiente de trabalho, possui maior grau de risco devido à rapidez com que as substâncias químicas são absorvidas pelos pulmões. É recomendado o uso de máscaras quando se está trabalhando com gases tóxicos. No caso de uma intoxicação por inalação de gases ou substâncias tóxicas, deve-se retirar o indivíduo afetado do local para respirar ar puro, obter o máximo de informações sobre a substância inalada e solicitar a rápida transferência para um centro de saúde para receber o tratamento adequado.
Cursos: Engenharia Civil
Disciplina: Química Geral
Professora: Marilena
* Queimaduras com ácidos líquidos;
Ao sofrer queimaduras com substâncias inflamáveis, como ácidos e bases, o indivíduo afetado deve lavar