comparação SO e corpo Humano
Comparação
Bárbara de Oliveira Aguiar1
1
AcadêmicA do curso de Ciência da Computação
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais –Campus Montes Claros barbara.oliveira.aguiar@gmail.com O corpo humano apresenta uma complexa organização, que vai desde a menor estrutura viva até complexos sistemas interligados. Ele é constituído por diversas partes que são inter-relacionadas, ou seja, dependem uma das outras. Cada sistema, cada órgão é responsável por uma ou mais atividades. As partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras, o corpo não é formado apenas por uma célula, um órgão ou um tecido, e sim conjuntos deles que trabalham juntos com o objetivo de manter nossa saúde e estabilidade.
Podemos fazer uma analogia ente o corpo humano e o sistema operacional, pois assim como o corpo, o SO é um conjunto de programas que trabalham juntos e realizam várias tarefas, e também tem como função gerir todos os periféricos de um computador.
Analogamente ao corpo, o SO possui atribuições, e uma delas é o gerenciamento dos recursos do computador, para evitar que os programas entrem em conflito, ele funciona como um “maestro” providenciando para que todos os programas e todos os componentes do computador funcionem de forma harmônica.
Resumindo a organização do corpo e comparando-a com o SO, temos diversas células juntas e realizando uma determinada função que formam os tecidos. No SO temos milhares de linhas de código que formam os programas. Os tecidos, por sua vez, reúnem-se e formam órgãos. Nossos “órgãos” seriam o conjunto de programas que por trabalharem de forma harmônica em prol de um mesmo objetivo passam a se tornar nossos “sistemas”. Por fim, os sistemas trabalham juntos para formar o organismo, e nosso caso, o conjunto de todos esses “sistemas” formam o Sistema Operacional.