Comparação entre sistemas de saúde
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE.
Aluno.: Marcelo Hilbert
COMPARATIVO ENTRE SISTEMAS DE SAÚDE.
Este comparativo tem como base um filme exibido em sala de aula, onde era exposto como é o sistema de saúde nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, França e Cuba.
Este filme foi produzido e dirigido por Michael Moore onde relata pessoas com problemas de saúde que não tem plano de saúde nos Estados Unidos e estão também desamparados pelo seu país o qual não tem plano de saúde pública. Michael Moore demonstra o total descaso dos Estados Unidos com seus heróis nacionais que adquiriram doenças crônicas em salvamentos como o 11 de setembro, também expõe a realidade dos planos de saúde americanos onde o que vale é o lucro a qualquer preço, por exemplo só aceitam como beneficiários pessoas plenamente saudáveis.
Michael Moore apresenta também em seu filme os sistemas de saúde de outros países que são um exemplo de igualdade, universalidade e humanidade para o mundo, apresentando países de primeiro e terceiro mundo em que no meu entendimento do filme não tem uma diferença significativa entre os sistemas de saúde, todos os países de primeiro mundo tem uma fração do imposto arrecado direcionado diretamente ao sistema de saúde.
Em Cuba que é um país de terceiro mundo, comunista e de governo autoritário o sistema de saúde é um exemplo a ser seguido, pois a assistência é universal e igualitária, entendo eu que por ser um país de com governante ditador não há desvios e corrupção no destino de verbas ao sistema de saúde.
A comparação que faço dos sistemas citados anteriormente com o Sistema de Único de Saúde (SUS) do Brasil é que nos países citados anteriormente com exceção do Estados Unidos que não há plano de saúde pública, esses países tem uma cultura e educação muito mais elevada que a do povo brasileiro, a população destes países exige muito mais os seus direitos do que nós brasileiros.
O SUS brasileiro é exemplo de plano de saúde, mas não