Resenha do documentario sobre a saúde pública dos outros países
Sicko é o nome do documentário do Michael Moore que se trata do sistema de saúde dos EUA, fazendo uma comparação com os outros países do sistema de saúde.
É um documentário que mistura drama, comedia, diário de viagem e horror para falar sobre saúde.
Nos EUA, não há um sistema de saúde pública universal. Em geral você paga se puder por um plano de saúde para quando precisar você ter acesso aos hospitais, médicos e remédios. As seguradoras tentam te enrolar de toda forma possível. Negam exames, atendimento, remédios e cirurgias. Qualquer coisa que economize dinheiro e maximize os lucros da empresa, mesmo que isso às vezes possa significar descaso com o saldo dos clientes.
No Filme é feita uma comparação com o sistema de saúde do Canada, Inglaterra, França e Cuba.
- Canada: Há um sistema de saúde pública pago, que é patrocinado pelo governo, os serviços básicos são feitos por médicos privados que tem as despesas pagas pelo governo.
-Reino Unido: Também há um sistema público de saúde feito por médicos ou profissionais que tem as despesas pagas pelo governo.
-França: Há médicos e hospitais tanto no público e privado e a maioria dos custos e pago pelo governo.
-Cuba: Há um sistema de saúde pública para pacientes estrangeiros há um pagamento muito baixo, os remédios são pagos por fora.
Fazendo Uma comparação com o Brasil, temos um sistema de saúde pública aonde todos pagam impostos altíssimos, mais não temos um sistema de qualidade. Corredores superlotados e a falta de saúde, principalmente na camada mais pobre da população. Quem quer fugir vai para um privado de saúde, mais mesmo assim preços altos, taxas crescentes, sobretaxas e contrato cheio de letras miúdas.