Introdu O Sa De P Blica 2
Aluna : Eduarda Fernanda de Barros Silva
Disciplina: Introdução à saúde pública
Curso: Biomedicina Resenha sobre o documentário Sicko – SOS Saúde
“Sicko S.O.S saúde foi um documentário gravado no ano de 2007 nos EUA com passagem por países como Cuba, Canadá, França e Inglaterra e tem como diretor e produtor o cineasta norte-americano Michael Moore.”
O documentário retrata situações reais através das quais compara o Sistema de Saúde americano com o dos países citados acima. Com isto pretende mostrar como nos EUA, as seguradoras apesar de lucrarem absurdamente, não cobrem uma grande parte dos serviços procurados pela grande massa da população, e quando cobrem, o fazem apenas em parte, de forma falha. Ao longo do documentário é possivel ver vários casos de famílias americanas que apesar de terem seus planos de saúde pagos em dia, não tem suas despesas cobertas pelas seguradoras, nem o direito aos medicamentos que necessitam, ou a exames mais complexos e caros, e na maioria dos casos os motivos apresentados são infundados, preconceituosos e injustos.
O sistema de saúde cubano por sua vez, baseia-se na promoção, prevenção, cura e reabilitação, bem como proteção a grupos específicos realizando assim um trabalho dirigido ao individuo, a família, a comunidade e ao meio, sistema este, chamado de medicina familiar. O diretor mostra como até os presidiários tem o direito a um acompanhamento e tudo o que diz respeito á prevenção e ao tratamento das doenças.
A França, como outros países da Europa, tem um sistema de saúde universal em grande parte financiado pelo Estado através de um sistema de seguro nacional de saúde. A maioria dos médicos são, em geral, da prática privada, mas retiram seus rendimentos dos fundos de seguro financiados por fundos públicos. Estes fundos, ao contrário dos seus homólogos alemães, nunca ganharam a responsabilidade de gestão. O sistema de saúde geralmente restitui os paciente em 70% dos custos