Resenha crítica do filme “o ponto de mutação”
RESENHA CRÍTICA DO FILME “O PONTO DE MUTAÇÃO”
Disciplina: Metodologia da Pesquisa Bibliográfica – BIB03306
Nome: Gilberto Cavalheiro Vieira
Referência:
COHEN, A.A.J.; CAPRA, B.A. O Ponto de mutação. [Filme-vídeo]. Produção de Adrianna AJ Cohen, direção de Bernt Amadeus Capra. Distribuído por Cannes Home Vídeo. 1990. Vídeo, 126 min. color. son.
Resenha:
O filme “O Ponto de Mutação” (1990) baseia-se na obra homônima de Fritjof Capra, de 1982. Capra nasceu na Áustria em 1939, físico renomado, é Doutor na Universidade de Viena. O filme é dirigido por seu irmão, Bernt Capra e tem como autores principais do enredo Liv Ullmann, Saw Waterston e John Heard.
O cenário onde o filme transcorre é a ilha de Mont Saint Michel, na França. Ao longo dos 126 minutos do filme as personagens Sonia Hoffman (interpretado por Liv Ullmann), Jack Edwards (interpretado por Sam Waterston) e poeta Thomas Harriman (interpretado por John Heard) apresentam-nos a problemática do atual paradigma científico, que permeia as relações político-econômicas de nossa sociedade: o paradigma newtoniano-cartesiano.
O encontro dos personagens se dá de maneira quase casual. O Senador Jack Edwards, após sofrer uma derrota na disputa presidencial, entra em contato com seu amigo, o poeta Thomas Harriman, para conversarem e trocarem algumas ideias. Thomas Harriman é um poeta, que por muito tempo fez redações de discursos políticos, porém, vivenciando a angústia na busca pelo sentido da vida procurou se afastar de todo o enredo político em que vivia. Já a personagem de Liv Ullmann - Sonia Hoffman - é uma cientista que alçou posto de destaque como física de seu país. Trabalhando na área da física quântica, vê-se apunhalada pelo sistema ao testemunhar o uso dos conhecimentos resultantes de seu trabalho para fins militares.
Em um único dia, a partir do encontro das três personagens, desenrolam-se diálogos significativos e reflexivos da história do pensamento humano.