Comparativo entre hobbes, rousseau, e locke
Disserte o pensamento dos seguintes teóricos: Thomas Hobbes, John Locke e Rousseau sobre, a igualdades e diferenças quanto ao estágio de natureza/estado civil, contrato social (pacto), a propriedade e a representação política de governo.
Para Hobbes o homem no estado de natureza é o mesmo homem que vive na sociedade, ou seja não é selvagem, na natureza vivem em igualdade e por serem tão iguais nenhum pode triunfar sobre o outro mesmo sendo diferentes em força, ou de espírito, todos são capazes de vencer o outro, por força ou secreta maquinação, pois esta diferença não é o bastante, podem até reconhecer que o outro seja inteligente mais não tanto como a si mesmo, as três principais causas das discórdias entre os homens são a competição, a desconfiança e a glória.
O homem no estado de natureza tem direito a tudo que lhe der prazer, e por não saber o que o outro deseja, tem que supor qual será sua atitude mais prudente, e ele também é forçado a supor o que farei. Por essas suposições o mais provável será um atacar o outro primeiro, gerando uma guerra contínua que é de todos os homens contra todos os homens deixando suas vidas desprotegidas.
Rousseau também defende a mesma tese de o homem no estado de natureza, porém o homem é naturalmente bom, enquanto vivem comumente, cada um satisfazendo suas necessidades por si só, que corresponde apenas o seu exterior sem ser capaz de se distinguir de outro ser humano. Seus desejos são desejos de seu corpo que não passa de suas necessidades físicas como o que ele conhece no universo que são a alimentação, uma fêmea e o repouso, este instinto é portanto, individualista não induz a vida social, precisa abandonar as sensações