Comparativo entre os autores Hobbes, Locke e Rousseau.
Autores
Hobbes
Thomas Hobbes foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã e Do cidadão. Na obra Leviatã, explanou os seus pontos de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de governos e sociedades.
.
Locke
John Locke foi um filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.
Rousseau
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político, escritor e compositor autodidata suíço. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo e um precursor do romantismo
Conceitos
Segundo Hobbes o homem é antissocial por natureza, movido pelos seus desejos, medos e pela auto conservação fazendo uso da força impondo uns sobre os outros, gerando assim uma situação de caos, a luta de todos contra todos. Isso levou os homens a fazerem um pacto entre si, originando-se assim o Estado. Dessa forma o homem abriu mão de sua liberdade natural e independência, pela liberdade civil e segurança.
Para Locke o homem não é lobo do homem, e a vida no estado de natureza não se degeneraria, mas a necessidade de que haja uma instância acima capaz de julgar e a segurança é que levou a criação do Estado. O Estado deveria preservar o direito à liberdade e à propriedade privada, esses direitos teriam de ser prioridade de um governo, se assim não fosse, o povo poderia derrubá-lo e substituí-lo por alguém melhor.
Para Rousseau o homem no estado de natureza é bom e é a vida em sociedade que o corrompe. Ainda segundo ele o homem e cidadão são algo distinto.