Companhia Teatro Dança Bertazzo
A Companhia Teatro Dança Bertazzo é composta por jovens bailarinos profissionais, sendo muitos deles formados pelo projeto Dança Comunidade. O projeto de manutenção da companhia prevê a continuidade da formação em dança e a montagem de um novo espetáculo mais lúdico e poético com a finalidade de abordar questões educacionais e de saúde. O principal objetivo é desafiar o público a sair da condição de simples espectador para participar de exercícios rítmicos e vocais e provocar uma reflexão a respeito da Evolução Humana e do próprio desenvolvimento individual. É fruto do projeto social Dança Comunidade, iniciado em 2002, que recrutou 40 jovens de ONGs da periferia de São Paulo para participar de intercâmbios culturais e desenvolverem novos espetáculos. Em 2006, devido ao comprometimento dos jovens envolvidos, o grupo se profissionalizou. A companhia participa do Programa Petrobras Cultural desde 2003, na categoria de convidado.
O método utilizado pela companhia foi desenvolvido ao longo dos 35 anos de trabalho de Ivaldo Bertazzo e mistura os estudos da biomecânica humana, principalmente técnicas de dança, e da fisioterapia com experiências adquiridas com a vivência em outras culturas, como as orientais e européias.
Os jovens participaram de um intercâmbio cultural com músicos da Índia e percussionistas de escolas de samba. Assim nasceu, em 2003, o espetáculo Samwaad – Rua do Encontro, que representou o Brasil em apresentações na França e Holanda. Dois anos depois o intercâmbio foi feito com jovens da África do Sul e deu origem ao espetáculo Milágrimas. Com o sucesso das apresentações e por conta do comprometimento desses jovens, em 2006, Bertazzo transformou esse grupo em uma companhia profissional. Surgia assim a Cia. TeatroDança Ivaldo Bertazzo, que já no ano seguinte estreava Mar de Gente.