Mapa de risco
Aluno(a): _______________________ Turma: 3002
I. Introdução: A arte, no universo escolar, pertence a área das linguagens, códigos e suas tecnológicas portanto é um componente circular e suas tecnologias; foi tanto, é um componente obrigatório nos diversos níveis da educação básica que promove o desenvolvimento cultural dos alunos em suas expressões regionais (redação dada pela Lei nº 12.287, de 2010)
II. Uma disciplina e quatro linguagens artísticas que são: 1) Artes visuais 2) Música 3) Teatro 4) Dança
III. Como reposição de carga horária nas turmas 2° série do ensino médio, deverão ser pesquisados os diversos temas e suas possíveis inserções no campo do trabalho.
1- ARTES VISUAIS 1° BIMESTRE
Tema: Fundamento a) Identificar na arte contemporânea brasileira diálogos com principais elementos da arte internacional e da América Latina. O Brasil acompanha os movimentos artísticos internacionais com uma menor distância de tempo. Tal qual no exterior, a Arte Contemporânea começa a mostrar-se a partir da década de 50. Na década de 60 surge o Tropicalismo e sua contestação à política vigente através da arte; a década de 70 caracteriza-se pelas noções de conceito e tecnologia a serviço da arte; já na geração 80 produz-se uma arte de caráter festivo e alegre. Em 20 de outubro de 1951, um acontecimento deu abertura a uma grande movimentação no campo artístico brasileiro, a realização da primeira Bienal de São Paulo que contou com 1.854 obras representando 23 países. Uma proposta de Ciccillo Matarazzo para a realização de uma grande mostra internacional inspirada na Bienal de Veneza. A década marca também o ressurgimento, do Abstracionismo: Geométrico e Informal. O primeiro propõe a ruptura com a arte figurativa,