Slide 2
A destilação industrial é realizada em grandes colunas cilíndricas verticais conhecidas "torres de destilação ou fracionamento" ou "colunas de destilação". As torres de destilação tem escoadouros de líquidos a intervalos na coluna, os quais permitem a retirada de diferentes frações ou produtos que possuem diferentes pontos de ebulição.
Slide 3
São colunas cilíndricas verticais com o diâmetro variando entre 65 cm a até 6 metros e altura variando de 6 a 60 metros. Varia de acordo com o material que irá ser destilado.
Nesses equipamentos não ocorre nenhum tipo de reação química, e sim trocas térmicas e mudanças de estado da matéria.
Slide 4
A coluna de fracionamento é divida em: casco, seções, bandejas, vertedouros, panelas e chicanas, além de contar com alguns equipamentos auxiliares.
Slide 5
Casco: região onde ocorre todo o processo de fracionamento, possui forma cilíndrica e é fechado nas duas extremidades.
Seções: de topo, intermediaria e fundo.
Slide 7
As Bandejas ou Pratos são elementos colocados no interior do casco dispostas de forma paralela entre si. nesses pratos existem vertedores com as funções de formar um nível de líquido sobre o prato e direcionar o líquido que transborda para o prato abaixo. E também existem passagens para a passagem de vapor ou gases. Então, os líquidos tenderam a descer e os fluidos gasosos tenderam a subir. Pode variar com os seguintes tipos: Borbulhadores, valvuladas e perfuradas.
Slide 10
Vertedouros: Cada coluna tem dois condutores, um de cada lado, chamado vertedouro por onde o líquido cai por gravidade, de um prato para o outro, localizado imediatamente abaixo dele.
Independentemente do tipo de passagem do vapor podem possuir tipos de escoamento como cruzado, dividido, ou radial.
Fluxo cruzado: O líquido entra por um dos lados do prato, percorre-o e desce para o prato inferior, pelo outro lado.
Fluxo dividido: É usado em torres de grande diâmetro. O líquido entra no centro e flui para as extremidades, de onde cai