companhia das indias
IEDA FERREIRA TRINDADE- B8618F-9
COMPANIA DAS INDÍAS BRITÂNICA, FRANCESA E HOLANDESA
SÃO PAULO 2013
IEDA FERREIRA TRINDADE- B8618F-9
PRÓS E CONTRAS DA COMPANIA DAS INDÍAS
Trabalho solicitado pela disciplina de Sistemática de importação e exportação, sob a orientação do professor Jean.
SÃO PAULO 2013
Prós e contras da companhia Índias
Foi no início do século XVII que se iniciou a era do comércio internacional das nações europeias. Os ingleses organizaram a companhia Britânica das índias orientais, que era composta por muitos empresários privados de ações, em seguida no ano de 1602 e 1664 foram criadas as companhias Holandesa e Francesa das índias orientais. Além dessas, foram criadas também as companhias Francesa e holandesa das índias ocidentais no ano de 1664 e 1621.
A vantagem dessas companhias foi que além de terem aberto o comércio internacional, instituindo novas regras, também criaram e ampliaram portos importantes para a comercialização mundial de produtos. Particularmente para o intercâmbio da Europa com os Estados Unidos, com a criação do porto de Nova York no ano de 1626, construído pela companhia Holandesa das índias ocidentais.
Porem as companhias tiveram seu lado ruim na história, pois com a criação das mesmas começaram aumentar e muito o tráfico de drogas e de escravos, que resultou em milhares de mortos na Índia e na China na produção e consumo de ópio.
Originado em Londres a companhia Britânica da índias do ocidente, começou a atuar no início do novo século, o porto de Bombaim foi cedido a companhia Britânica no ano de 1668, para artigos têxteis de algodão, musselines, que eram vendidas na Inglaterra e reexportada para o mercado europeu. Devido a movimentação de valores auto nesse comércio, começaram a surgir fraudes, inclusive foi a partir daí especificamente no ano de 1695 que se originou a primeira investigação