COMO S O AS DEFICI NCIAS
Cada criança é única presa a um universo seu, portanto podemos afirmar que não há duas crianças com necessidades especiais iguais. Vamos explorar as necessidades especiais variadas e saber como estimular uma criança com necessidades especiais e ajudando-a no seu desenvolvimento escolar e social.
Desde o nascimento as crianças começam a aprender sobre o mundo ao seu redor, através de seus movimentos e dos cinco sentidos. Quando um ou mais desses sentidos são afetados, suas habilidades de aprendizagem ficam comprometidas, o que não significa que elas ficam incapazes de aprender. Apenas vão necessitar de um grau maior de estímulo e motivação.
Fontes Apud Landi (1997, p.41-46), afirmam que:
“ ... com a chegada da modernidade e de sua desenfreada busca pelo padrão de beleza e de perfeição humana, por meio da mídia, as pessoas com necessidades especiais foram levadas a se defrontar, talvez com o momento mais torturoso se suas vidas: a segregação social. Os próprios termos excepcionais, ou pessoas portadoras de necessidades especiais, ou ainda pessoas portadoras de deficiência trazem em si um fardo negativo, que os deficientes são obrigados a carregar.’’
O desenvolvimento da medicina e da tecnologia ajudam-nos a compreender as reais necessidades de uma criança portadora de necessidades especiais para desenvolver tanto o corpo físico como o saber mental, evoluindo culturamente.
O tamanho desse desenvolvimento depende da extensão da sua limitação, quão breve ela foi diagnosticada corretamente e o quão rapidamente a criança é colocada em um ambiente de estímulos apropriados. Crianças com limitações mentais, por exemplo, precisam de estímulos