Como Um Texto Liter Rio Contribui Para O Desenvolvimento Humano
Aluno(s):
MARTHA ELEONORA JURKIEWICZ LEIROS RUMBELSPERGER RA 1405582
ISRAEL MAXIMIANO DE NAZARETH KELLY RA 1415985 RAFAEL DE SOUZA PIMENTEL RA 1411490
POLO
TERESÓPÓLIS
2014
MARTHA ELEONORA JURKIEWICZ LEIROS RUMBELSPERGER RA 1405582
ISRAEL MAXIMIANO DE NAZARETH KELLY RA 1415985
RAFAEL DE SOUZA PIMENTEL RA 1411490
ESTUDOS DISCIPLINARES I
Trabalho de grupo referente à cadeira de Estudos Disciplinares I, do curso de Letras / Inglês apresentado à Universidade Paulista – UNIP.
Orientadora: Ana Lúcia Machado da Silva
TERESÓPOLIS
2014
" (...) a literatura é o sonho acordado das civiÌizaçôes. Portanto, assim como não é possíveÌ haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio sociaÌ sem a Ìiteratura."
(Antonio Candido)
RESUMO
O que nos humaniza é justamente o que nos afasta da condição primária característica dos animais, cuja preocupação restringe-se apenas à necessidade de alimentar-se, de acasalar-se e de proteger-se. Tendo em vista este aspecto moldador que confirma no homem traços que reputamos como essenciais, tais como a aquisição do saber e o afinamento das emoções, o presente trabalho comenta a importância da literatura como instrumento essencial na formação do caráter humano, por meio do incentivo à reflexão, ao questionamento e ao desenvolvimento de um senso de discernimento em relação ao mundo. Discorre-se também como a literatura pode fomentar o senso critico no leitor através da escolha da “boa literatura”, apontando para a necessidade de a literatura (e a arte, em geral) ser acessível a todas as esferas sociais, assim constituindo-se como um direito inalienável do ser humano.
Palavras-chave: Literatura. Direitos humanos.
ABSTRACT
What humanizes us is precisely what separates us from the primary condition attributed to animals whose concern is restricted