Hist Rias Secretas De Reis De Portugal
O livro que escolhi engloba várias histórias secretas dos Reis de Portugal, verídicas, desde 1108 a 1944. As histórias contadas, no livro, são passagens da vida dos Reis, consideradas importantes mas, no entanto, não divulgadas. Penso que é um livro interessantíssimo pois permite a descoberta de variados factos referentes à época em que se vivia.
A história que escolhi, de entre variadas outras, é a de “Dona Isabel de Portugal, Rainha de Castela”, também conhecida como “A Rainha da Loucura”.
Isabel nascera em 1428, nessa altura era Rei D. João I, Mestre de Avis que, curiosamente, era seu avô e bisavô. D. João casou-se com Filipa de Lencastre, frutos desta união foram D. Duarte, futuro Rei de Portugal, o infante D. Henrique, D. Fernando e, por último, Dom João. Este último filho viria a ser pai da menina Isabel, tornando-a neta legítima de D. João I. Acontece que, D. João I, como todos os ouros Reis, tinha uma amante, Inês Pires Esteves e dela nasceram dois filhos, um menino e uma menina. Esse menino de nome Afonso viria a casar com Beatriz Álvares Pereira, filha única do seu condestável Nuno Álvares Pereira. Afonso, filho bastardo de D. João I e Beatriz tiveram uma filha de nome Isabel e esta última Isabel viria a ser a futura mulher de D. João, filho legítimo de D. João I, e mãe da pequena Isabel, protagonista desta história.
Resumidamente, Isabel cresceu na corte portuguesa onde tinha uma aia muito adorada por si, Beatriz. Beatriz era ligeiramente mais velha que Isabel e era tão bonita que, um pintor usá-la-ia como modelo para um retrato da Virgem Maria.
Em 1447, com 19 anos de idade, Isabel casou com D. Juan II rei de Castela, 23 anos mais velho que ela. Em 1451 D. Isabel rainha de Castela e D. Juan II rei de Castela, tiveram uma menina, também chamada Isabel. Por volta deste ano, a Rainha começa a dar sinais de instabilidade mental, mergulha numa depressão e recusa-se a falar com quem quer que seja, exceto o marido.