Como turbinar a nossa memória
Se você quer ter uma memória eficiente, então é melhor recriar o seu café da manhã além de seguir as dicas de especialistas.
E vez de tomar uma xícara de café, você vai fazer o suco da memória:
Ingredientes:
250ml de iogurte de coco ralo (desnatado ou normal)
1 xícara de morangos
2 kiwis cortados em fatias
Mel a gosto
Bata tudo no liquidificador e tome no café da manhã com pão de milho e pasta de queijo ou azeite temperado com alho.
Dicas para turbinar a memória:
1. Trabalhe e estude em ambientes apropriados. O que isso significa? Silenciosos, iluminados e organizados. "Assim, o estímulo que interessa se destaca e a memorização é facilitada. Competição desnecessária de incitações gera sobrecarga dos filtros da atenção, taxa alta de distração e baixo rendimento", assegura Leandro Teles.
2. Faça uma coisa de cada vez. Se pensar em diversos problemas ao mesmo tempo, você deixará passar dados que seriam relevantes. Identifique as prioridades do momento, dedique-se a resolver aquela questão e se desligue do resto. "Envolva-se no que estiver fazendo. Quanto mais motivado, mais facilmente se lembrará", observa a psicopedagoga e neurocientista Nanci Azevedo Cavaco.
3. Respeite seus períodos de descanso. O bom funcionamento cerebral, acredite, depende disso. Procure dormir ao menos oito horas ininterruptas de sono por noite, com qualidade, aconselha Teles. Uma ou mais noites em claro faz com que o processo cognitivo fique lento, aumentando a taxa de erros. "Além disso, é durante a noite que consolidamos e organizamos grande parte das memórias do dia anterior." Também é fundamental tirar férias de tempos em tempos, curtir os fins de semana longe do trabalho e de preocupações e praticar atividades de lazer.
4. Alimente-se adequadamente. Prefira itens de fácil digestão, em quantidade moderada e fracionados durante o dia. Refeição pesada e exagerada desloca o fluxo sanguíneo para os intestinos e, nessa, a cabeça fica devagar e