NVIDIA x ATI
Quando se fala em placas de vídeo, logo vêm na sua cabeça as marcas mais famosas do mercado, NVIDIA (com a série GeForce) e ATI (com a série Radeon). Mas muitos são sabem ao certo qual a função de uma placa de vídeo em um PC. E de certa maneira, as placas de vídeo são responsáveis por turbinar o desempenho da máquina durante a execução de tarefas ligadas a imagem. Tais como jogos com alta qualidade gráfica e softwares de programação.
Séries
A NVIDIA possui uma boa variedade de placas de vídeo dentro da série GeForce que abarca, desde GPUs para quem procura o que há de melhor e mais potente na execução de jogos pesados até quem está interessado em conseguir um rendimento melhor para sua máquina no dia a dia. Atualmente a série com as especificações mais avançadas é a GTX que traz o melhor em possibilidades gráficas e desempenho, não importando qual será o desafio da vez.
A ATI Radeon também é bem variada. Disponibiliza aceleradores capazes de ampliar significativamente os recursos visuais tanto para “heavy users” quanto para quem tem menor necessidade de alto desempenho. São diversas especificações focadas em resultados que possam construir uma relação real entre você e o jogo, filme ou trabalho gráfico. A série mais potente da ATI, no momento, é a Radeon HD.
Conectividade
Grande parte dos fabricantes de computadores adota as placas de vídeo NVIDIA em suas configurações, principalmente as máquinas que possuem processadores Intel e sistema operacional Windows. No entanto, a empresa dá uma atenção especial a quem usa outros sistemas operacionais, como o Linux, oferecendo vários recursos e drivers que possibilitam a utilização da máquina de forma mais completa.
Com a aquisição da ATI pela AMD, obviamente, a placa de vídeo ATI Radeon vem acompanhando as máquinas da principal concorrente da Intel. Porém isso não impede que alguns computadores com processadores da linha Intel Core venham com uma GPU Radeon.