academico
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
COORDENAÇÃO DE HISTÓRIA
Comentário do Capitulo 28: A África do Século VII ao XI cinco séculos formadores Jean Devisse e Jan Vansina
Suelen Germano Costa
Rio Branco – AC 2014 Ao considerar os aspectos sócio-culturais do continente africano percebemos que as as novas diamicas de produção contribuíram para determinadas mudanças sociais. Os autores Jean Devisse e Jan Vansina através de seus argumento bastantes claros busca demonstrar que houve muitas mudanças durante o século VII ao XI no continente africanos e que tais mudanças afetaram os aspectos sociais, políticos e econômicos e culturas de toa a sociedade.
Os autores destacam que durante esses séculos existiu um crescimento demográfico significativo, e a sociedade por sua vez tentava organizar seu território dessa forma cresceu também a necessidade correspondente na produção de alimentos. Nos períodos em destaque ocorreram os principais processos de conexão dos grupos em sociedade, e um progresso nas formas de trabalho uma época de modificações, de antigos grupos e a interação de novos grupos lembrando que essas mudanças foram mais recorrentes nas regiões em que permitam as condições climáticas na Africa Central e Austral desenvolveram – se a agricultura e na África Oriental desenvolveram a pecuária.
As lutas dentro desse ambiente hostil eram constantes, os cincos séculos formadores se fundamentam pela exploração dos vários meios, pelo surgimento do Islã que transformou os antigos equilíbrios da sociedade africana e do desenvolvimento de forma geral.
Segundo eles, nesse período, houve os principais processos de conexão dos grupos em sociedade, foi uma época de transformações e modificações de antigos grupos por outros e de integração lingüística. E o longo desses séculos, a distribuição geográfica das principais configurações socioculturais da África estabilizou-se e tomou forma.