Cristiano
Responsável por gerar e enviar imagens para o monitor.
Algumas placas-mãe vem com adaptatores de vpideo integrados, o que não agrada alguns usuários que muitas vezes colocam placa de vídeo separada em slots (Agp ,Pci ,Pci Express, ISA.).
Antes da primeira geração de placas de vídeo, a IBM lançou o primeiro computador com placa de vídeo, o IBM MDA, capaz de exibir 25 80 linhas com colunas e memória de 4 KB de vídeo, exibia em alta resolução.
1ª Geração: 2D
Em meados de 90, a empresa S3 lançou o S3 Trio. Ele reunia pela primeira vez três componentes básicos que iniciariam a aceleração. Eram eles: 2D-GPU, RAMDAC e gerador de frequências. Considerada a primeira placa a ser lançada, chamou a atenção dos atraídos por jogos, pois possuía gráficos extremamente perfeitos para a época.
2ª Geração: 3D
Surge em 95 com a linha S3 VIRGE. Lançariam a primeira geração de placas de vídeo 3D. Seu poder de processamento não era muito superior aos chips 3D. No mesmo na a NVIDIA lança seu 1º chip gráfico,o NV1, ele seria uma central multimídia completa, mas não foi bem aceito no mercado devido o alto preço.
3ª Geração: ATI x NVIDIA
Em 99 é lançada NVIDIA Geforce 256, a primeira placa de vídeo que marcou o final do reinado da 3DFX. Também foi a primeira placa totalmente compatível com o Direct 3D 7. Possuía duas versões uma com memória SDR e outra com memória DDR. Nesta última, o processador gráfico podia demostrar toda a sua potência, sendo 50% mais rápido que a antecessora Riva TNT2. Em 2000 a ATI lança a RADEON 7000, melhores que a Geforce 256 e possuíam duas versões: com e sem entrada/saída de vídeo.
Após a NVIDIA lançou a Geforce 2 GTS , com versões de baixo custo e desempenho (linha Geforce 2 MX), versões custo benefício (linha Geforce 2 TI) e versões de alto desempenho e preço(linha Geforce 2 GTS). A ATI reagiu e rebatizou o chip R100 como Radeon 7200 e o chip RV 100 foi lançado como Radeon 7000.
Em 2001 a ATI liderou o mercado rebaixando as