Tecnica e pratica de sondagem
Sondagem e Técnicas de Amostragem
Números 1 e 4 página 78 Mulenga (Introdução a Estatística)
1.Usamos amostra numa população porque: I. Porque existem populações finitas; II. Quando a população é tão grande que, para fins práticos, podemos considerar infinitas; III. Por economia, pois a amostra é menos dispendiosa e é fácil de controlar por ter menores unidades; IV. Porque o tempo é escasso, a informação pode variar se transcorrer muito entre o primeiro e o ultimo elemento a ser inquerido; V. Porque, por vezes os elementos da amostra podem ser destruídos durante o processo de amostragem ou podem provocar danos materiais durante as experiencias.
2. Uma amostra pode ser considerada grande quando os seus elementos são maiores que 30 e pequena quando os seus elementos constituintes são menores ou igual a 30.
3. Usa-se as técnicas de amostragem para os mecanismos de selecção dos elementos que irão compor a amostra para que ela não seja viciada.
4. As etapas fundamentais para a realização de um estudo de amostragem são: a. Definição com clareza dos objectivos do inquérito; b. Definição da população a se estudada e da unidade estatística; c. Definir as bases teóricas e pratica da sondagem (variáveis, tamanho, etc.); d. Elaborar o questionário com instruções de notação (simulação da validação dos dados); e. Escolha do período de referência para a recolha das informações; f. Escolha do método de amostragem conveniente; g. Selecção da amostra; h. Processamento, controle, análise e interpretação dos resultados; i. Realização das inferências e divulgação dos resultados.
5. De acordo com Sónia Viera, (introdução a estatística) nas páginas 3 e 4 diz que: As técnicas de amostragem são um procedimento que será adoptado para escolher os elementos que irão compor a amostra. E são elas Probabilística e não Probabilística. I. a)-Técnicas Probabilísticas ou Aleatórias são aquelas em cada unidade estatística tem uma