Camaro
Qual a lembrança mais antiga que você tem?
A minha é de quando eu tinha 3 anos. Estava numa viagem com meus pais e lembro de ver o mar pela janela do carro e sentir o cheiro do vento salgado. Não lembro da viagem em si, ou das circunstâncias em que esse episódio ocorreu, mas lembro dele e confirmei com meus pais que ele é real.
A maioria das pessoas não consegue lembrar de nada antes dos 4-5 anos de idade. E, quando lembra, confessa que pode estar "inventando sem querer", que não tem muita certeza da veracidade dos eventos lembrados.
Se a infância é uma fase tão determinante na nossa vida então por que esquecemos tanto dela?
Antes de mais nada, não esquecemos nossa infância assim como parece. Até porque um comportamento nunca é esquecido inteiramente, simplesmente eliminado, mas apenasenfraquecido (Quando lhe falta reforçamento).
O que ocorre é que quando bebês nossas experiências eram basicamente sensório-motoras:aprendemos a ver, sentir, mexer, experimentar o mundo. Já com alguns anos de vida, a essas experiências se alia um discriminar progressivo de nossos estados corporais, sentimentos,cognições. Porém tudo isso ocorre antes de aprendemos a falar fluentemente, ou mesmo a apenas falar qualquer coisa, bem como antes de er, escrever, etc. Ou seja, as primeiras experiências que tivemos em nossa vida não foram verbais, mas apenas sensório-motoras e sentimentais.
Não podemos recordar com palavras delas (ou talvez não possamos discriminar verbalmente essas recordações), por isso a ilusão de que as esquecemos. Ilusão porque elas ainda nos afetam através de sensações, sentimentos e associações (que por vezes nos parecem vagas e difusas). Se podemos ver, andar, usar uma bicicleta, falar, escrever com um lápis, nos vestir, etc, é porque lembramos sim de respostas motoras aprendidas na infância, por mais que não recordemos de tê-las aprendido.
Antes de falar já passamos por grandes