Como testar um capacitor
Antes de começarmos a falar sobre o teste de capacitores é importante lembrar que quanto menor o valor do capacitor, maior deve ser a escala de medição de resistência usada, e quanto maior o valor do capacitor, menor poderá ser a escala utilizada.
Outra consideração importante é que o capacitor deve ser descarregado antes do teste, bem como após cada teste. Isto deve ser feito para que o teste seja correto, além de evitar danos ao multímetro. Para descarregar um capacitor é só colocar os seus dois terminais em curto através de uma chave de fenda ou um alicate de bico, para isto ele deve estar desconectado de qualquer circuito eletrônico.
Observação: dependendo do uso e do valor do capacitor, este pode estar com muita carga e ao colocar seus terminais em curto poderão ocorrer faíscas e um estalo. Caso o capacitor a ser medido seja para uso com uma tensão alta e possua um valor na ordem de microfarads (uF), pode ser necessário descarregá-lo através de um resistor de baixo valor (aproximadamente 100 Ohms) e só depois os seus terminais devem ser colocados em curto.
Cuidado para não levar choque ao fazer isto, use ferramentas com cabo isolado para manusear o resistor e para colocar o capacitor em curto.
Já se percebe que se deve utilizar a escala de medição de resistência ou Ohms para a medição e teste de capacitores.
Antes de testarmos um capacitor, vamos nos lembrar um pouco do funcionamento de um capacitor.
Como sabemos, um capacitor impede a circulação de corrente contínua, e para corrente alternada ele oferecerá uma certa dificuldade. Esta dificuldade é chamada de reatância capacitiva (XC), e dependerá do valor do capacitor e do valor da freqüência.
Ao aplicarmos uma tensão contínua sobre um capacitor ele se carregará com o valor desta tensão, para que isto aconteça uma corrente surgirá entre a fonte de tensão contínua e as armaduras do capacitor. Depois que ele estiver carregado esta corrente