fdsjgfs
1925 palavras
8 páginas
O Capacitor eletrolítico internamente é composto por duas folhas de alumínio, separadas por uma camada de óxido de alumínio, enroladas e embebidas em um eletrólito líquido (composto predominantemente de ácido bórico ou borato de sódio). Por ser composto por folhas enroladas, tem a forma cilíndrica(lembrando que o cilindro não é perfeito,visto que possui uma área de Secção menor na parte de baixo em relação a de cima). Suas dimensões variam de acordo com a capacitância e limite de tensão que suporta.É um tipo de capacitor que possui polaridade, ou seja, não funciona corretamente se for invertido. Se a polaridade for invertida dá-se inicio à destruição da camada de óxido, fazendo o capacitor entrar em curto-circuito. Nos capacitores eletroliticos, uma inversão de polaridade é extremamente perigoso, visto que, a reação interna gera vapores que acabavam por destruir o capacitor através de uma explosão ou, rompimento da carcaça. Os capacitores mais modernos, podem inchar e, por isso, raramente explodem (podendo acontecer somente se a tensão inversa aplicada for elevadíssima).
ESR - Equivalent Serie Resistence para o capacitor eletrolítico esse parâmetro é fundamental para o reparo das fontes chaveadas. O testador de ESR é um equipamento que trabalha com uma freqüência na ordem de 100 gHz e nessa freqüência o capacitor eletrolítico danificado que muitas vezes está com a capacitância boa nas baixas freqüência pode ser detectado com mais segurança, sendo muito útil para testar os capacitores de fontes chaveadas. Capacitores Eletrolíticos são mais viáveis na utilização de circuitos fechados.
O Capacitor eletrolítico internamente é composto por duas folhas de alumínio, separadas por uma camada de óxido de alumínio, enroladas e embebidas em um eletrólito líquido (composto predominantemente de ácido bórico ou borato de sódio). Por ser composto por folhas enroladas, tem a forma cilíndrica(lembrando que o cilindro não é perfeito,visto que possui uma área de Secção menor