Eletr Nica B Sica
É um componente elétrico construído com a finalidade de armazenar energia elétrica. É denominado também de “condensador”.
São utilizados normalmente nos circuitos dos relés de tempo, filtros, aparelhos eletrônicos e na ligação de motores e geradores.
O capacitor funciona também como um filtro, passando a corrente alterna (C. A.), e obstruindo a corrente contínua (C.C.).
Os capacitores são constituídos basicamente por duas placa metálicas na qual é chamada de armadura, separadas através de uma substância isolante denominada de dielétrico. Tipos de dielétricos : o ar, o óleo, mica e etc.
Condutor
Dielétrico
Placa
UNIDADE DE CAPACITÂNCIA
Sua capacitância é expressa em farad, mas como essa unidade é excessivamente alta para uso normal, utilizam-se outras unidades menores que são submúltiplos do farad.
microfarad – (F) na qual representa 0,000.001 F nanofarad – (nF) na qual representa 0,000.000.001 F picofarad – (pF) na qual representa 0,000.000.000.001 F
A quantidade de energia elétrica que um capacitor pode armazenar, é denominada de
“capacitância”, é determinada em função das placas, da distância entre as mesmas e da substância utilizada como dielétrico.
10nF
100F
1000F
CAPACITOR EM CORRENTE CONTÍNUA
Um capacitor em contínua, permite a passagem de corrente elétrica, por segundos, até que se carregue totalmente. A partir desse instante,o capacitor comporta-se como uma chave aberta. Carregado, se o conectarmos com uma lâmpada, ela ficará acesa até acabar a energia armazenada pelo capacitor,pois o mesmo se comportará como uma bateria.
CAPACITOR EM CORRENTE ALTERNADA
A tensão varia periodicamente, o capacitor é submetido, durante uma metade do ciclo, a uma tensão contínua e, durante a outra metade do ciclo, a uma tensão idêntica, mas de sinal oposto. Assim,o dielétrico é submetido a solicitações alternadas que variam de sinal muito rapidamente e, portanto, sua polarização muda com o mesmo ritmo.
TENSÃO DO CAPACITOR
Esta é tensão