Eletrica
Capacitores são componentes que têm por função armazenar energia elétrica. Quando uma tensão é aplicada entre estas placas condutoras, chamadas armaduras, ele se carrega: uma armadura armazena cargas positivas e a outra armazena cargas negativas. O material isolante, denominado dielétrico normalmente dá nome ao capacitor (mica, poliéster, cerâmica, etc.).
O capacitor pode descarregar toda sua carga em uma pequena fração de segundo. É por isso que o flash eletrônico em uma câmera utiliza um capacitor, a pilha carrega o capacitor do flash durante vários segundos, e então o capacitor descarrega toda a carga no bulbo do flash quase que instantaneamente.
1. Funcionamento dos capacitores em corrente continua (c.c)
1.1. Como funciona o capacitor
Um componente de vital importância para o funcionamento dos circuitos eletrônicos, e por isso encontrado em grande quantidade em qualquer equipamento é o capacitor. Com formatos e tamanhos que dependem de seu valor e função, os capacitores podem ser tão pequenos quanto um grão de ervilha ou tão grandes quanto uma garrafa de refrigerante PET de 2 litros. Veja nesse artigo o que são, como funcionam, para que servem e como ler os valores e testar capacitores como os usados em projetos mecatrônicos.
Capacitores são componentes que têm por função armazenar energia elétrica.
Os capacitores comuns são formados por duas peças de material condutor separadas por um material isolante, conforme ilustrado na figura 1.
Quando uma tensão é aplicada entre estas placas condutoras, chamadas armaduras, ele se carrega: uma armadura armazena cargas positivas e a outra armazena cargas negativas.
A quantidade de cargas na armadura positiva é a mesma armazenada na armadura negativa, apenas tendo polaridade oposta.
O material isolante, denominado dielétrico normalmente dá nome ao capacitor (mica, poliéster, cerâmica, etc.).
A forma como os capacitores são construídos pode variar assim como o