Como ser
Este curso tem como objetivo introduzir ao Webmaster conceitos técnicos para que ele possa, de uma maneira geral, aperfeiçoar seus conhecimentos no ambiente www. No curso teremos explicações sobre o funcionamento do servidor httpd, dicas para administrar o site e apresentação das mais novas tecnologias existentes no mercado.
O novo papel do Webmaster
Em algumas épocas da história, certos tipos de ocupação eram consideradas extremamente importantes. Já foi assim com os médicos, escribas, telegrafistas, pilotos de avião e várias outras.
Antigamente, um indivíduo que soubesse HTML, um pouco de programação, experiência em NT ou
Unix poderia assumir o papel de Webmaster. O www era apenas um sistema de informação não-linear, e o
Webmaster era a pessoa que entendia como colocar informação nesse sistema. Há cinco anos atrás, não existia nem o nome dessa profissão.
Hoje em dia, essas atribuições mudaram. Ser um genuíno Webmaster requer experiência em várias áreas, desde computação até em economia. A maioria dos Webmasters hoje não passa seu dia fazendo HTML, eles estão fazendo tudo para melhorar seu site.
Analisando friamente, um site nada mais é do que um computador executando um programa, mas com alguns requisitos específicos. Qualquer pessoa que se intitule Webmaster deve saber:
· Sobre o funcionamento do sistema operacional do computador que opera, afinal, esse sistema tem que estar funcionando perfeitamente para tudo dar certo.
· Sobre os protocolos de rede, principalmente TCP/IP (principalmente se você trabalha num provedor).
Afinal, o web funciona na rede.
· Sobre segurança. Você precisa saber como proteger seu sistema, como detectar invasões e recuperar seus dados, caso isso ocorra. Para isso, e para que seu site funcione ininterruptamente, deve haver um forte esquema de contenção, que deve ter como pontos fortes a disciplina, a confiabilidade, a disponibilidade e facilidade de execução desses procedimentos.
· Sobre HTML.