Desenvolvimento eonomico aula 1
Aula 2
Professor Munhoz
Osasco, 03/04/2012
Brasil, perspectivas e oportunidades de crescimento, na América do Sul e no Mundo
Conforme reuniões e propostas da CEPAL, nos últimos tempos, têm sido procuradas formas para a disseminação do desenvolvimento sustentável dos países participantes, de forma igualitária, e que traga equidade também nas suas relações interiores.
O Brasil possui muito potencial para alavancar seu próprio crescimento, além de por tabela, levar junto os demais países da América do Sul.
Com as políticas de distribuição de renda, temos conseguido aumentar a qualidade de vida da população, visto que a cada ano, o percentual de famílias que entram na classe C de consumo vem aumentando vertiginosamente.
Essas políticas ainda têm muito que ajudar, ainda precisam se consolidar como agente de mudança, mas são um importante passo, que faz a economia como um todo girar, possibilitando maiores investimentos de empresas, maior criação de empregos e mais capital em circulação.
O cenário que vemos no Brasil, também está sendo vivido por alguns países da América do Sul, que vem em boas crescentes, principalmente devido as suas reservas naturais de bens, como Bolívia e Venezuela.
No atual momento de crise global, é importantíssimo o crescimento de forma sustentável, econômica, e ambientalmente.
O crescimento de uma nação vem a custo de dívidas para constante crescimento, e somente com uma base sólida, podem-se aguentar os altos custos necessários para isso.
Além da sustentabilidade econômica, não podemos deixar de citar a sustentabilidade do meio ambiente.
O Brasil tem em grande quantidade, todo o recurso necessário para se tornar a mega potência que se espera. Há sim alguns problemas, como a localização da água na Amazônia, e o pré-sal ainda inexplorado em nossa costa. Mas os recursos estão aí, e tem