Como se tornar um consumidor consciente?
Com a maior oferta de emprego e salários maiores os brasileiros passam a aumentar o consumo e, consequentemente, as dívidas decorrentes deste aumento. Marketing e ofertas atraem consumidores descuidados, que buscam produtos de marcas famosas, que chamam mais atenção pelo preço do que pela utilidade. Ficam reféns destes produtos e se endividam além do que podem pagar, entrando em uma crise bastante comum entre os brasileiros. Pesquisas realizadas em julho mostram que 65,2% dos brasileiros se encontram endividados, e que este numero deve aumentar. Ate mesmo o governo contribui com esta estatística, criando programas de financiamento que criam dividas de longa data, de 15,20 anos ou mais, criando a falsa ilusão de que o nível de pobreza esta diminuindo.
Ter consciência do que realmente é necessário é uma chave fundamental para o equilíbrio financeiro. É importante ter muito cuidado ao direcionar o quanto será gasto e em que será gasto. Por em primeiro lugar as contas e possíveis emergências, como visitas ao medico ou necessidades além do orçamento. O dinheiro restante poderia ser utilizado pra comprar o que fosse da preferência de cada um, com o destaque para as compras à vista, que evitam parcelas intermináveis e pendências financeiras. Financiamentos e empréstimos são medidas de emergência que só devem ser tomadas em ultimo caso, ou podem prender o consumidor ávido por facilidade em obter dinheiro.
O planejamento é o melhor meio de evitar dívidas, gastos além do orçamento disponível e a melhor forma de economia para quem precisa sair das “dependências” financeiras. Com isso podendo ter uma vida mais organizada e longe das preocupante dívidas, permitindo assim, um sono sossegado.