Direito
Esses profissionais da área da educação ganharão importante colaboração para trabalhar com os alunos a questão dos direitos e dos deveres da cidadania, através desse projeto.
Refletir em torno da necessidade de atuar com ética e solidariedade, o dever de agir ante a injustiça, a liberdade de escolha, a atualidade de manter e cobrar sempre o senso de responsabilidade diante do outro, caminham junto com a interpretação dos principais pontos de “cidadão e consumidor”.
A necessidade de preparação do consumidor se definiu da análise dos problemas apresentados pelos consumidores, já que a origem dos mesmos estava ligada à falta de conhecimento de seus direitos e deveres.
O desenvolvimento de atitudes e valores conscientes, éticos e cívicos no jovem cidadão, em favor de uma participação correta, solidária e cooperativa, na sociedade de consumo, devem ser objetivos de todos nós, educadores. Não queremos formar tão somente bons consumidores, mas também muito bons cidadãos.
Nos dias de hoje, a escola tem consciência de que deve preparar o aluno para a cidadania. No entanto, ela não te, explicita uma concepção de cidadania, não sabe como conduzir a educação nessa direção nem por que fazê-lo. Há uma grande distância entre o discurso e a prática.
O conceito de cidadão varia de acordo com as diversas posições ideológicas. Nossa proposta conceitua cidadão como aquela pessoa que se apropriou dos instrumentos necessários para participar consciente e criticamente da vida cultural, social, política e econômica e para competir e atuar