tipos de consumidores
No mundo em que vivemos o consumismo está sendo influenciado cada vez mais cedo, nos estamos cada vez mais expostos consumismo, ao se olhar para a rua sempre vemos algo nos convidando à compra algo e muitas vezes atrativos.
Consumismo é quando uma pessoa faz compras exageradamente sem estar necessitando.
Existem alguns tipos de consumidores:
Consciente: é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos que compra o meio ambiente, a saúde humana e animal, as relações justas de trabalho, além de questões como preço e marca.
O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo. Sabe que os atos de consumo têm impactos e que, mesmo um único indivíduo, ao longo de sua vida, produzirá um impacto significativo na sociedade e no meio ambiente. Por meio de cada ato de consumo, o consumidor consciente busca o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando as conseqüências positivas e minimizando as negativas de suas escolhas de consumo, não só para si mesmo, mas também para as relações sociais, a economia e a natureza.
Consumista: Compra por impulso; Nem sempre compra o que é necessário; Acumula coisas inúteis que pouco usará; Imitam os outros.
Alienado: Não conhece os seus direitos; Não exige os seus direitos; Não pesquisa preços;
Não tem objetivos definidos. É aquele que tenta seguir todas as tendências e modismos apresentados pela mídia, acabando por se tornar um escravo do consumo. Imagina se num mundo de inovações diárias podemos adquirir tudo que é lançado? Mas esse tipo de consumidor não percebe, ele compra de manhã e descobre que à noite já saiu um modelo mais novo, ficando sempre frustrado.
Compulsivo: Gasta desordenadamente e está sempre com dívidas; Compra para preencher ou compensar decepções e frustrações provocadas por problemas do dia-a-dia; Precisa de ajuda para controlar seus gastos é um modelo muito comum hoje em dia. Não pode parar