Como se introduziu o serviço social no brasil
Vivemos em um país em que a realidade social está longe de alcançar o seu devido nível. Encontramos aspectos simples para constatarmos que as pessoas são diferentes e se diferenciam em vários aspectos, como físico, social, cultural, na questão de raça, gênero entre outros. Constatamos isso ao analisarmos que em nossa sociedade existem indivíduos que vivem em absoluta vulnerabilidade e outros em condições sociais favoráveis.
É alarmante diferença econômica social existente dentro da nossa população, gerado pelo capitalismo fazendo com que se manifestem as desigualdades sociais entre as classes.
As políticas públicas no Brasil têm conseguido grandes avanços na área social, como diminuição da violência contra mulher, marginalidade, preconceito, usa de drogas entre outros, contudo os problemas continuam afetando de forma desagradável, sendo tratada sem preocupação de reconhecer causas e consequências que isso venha trazer, dentre as inúmeras expressões das questões sociais que assolam nosso país, podemos citar as mais questionadas, a violência, poluição, desemprego, saúde, desestrutura familiar, drogas, criminalidade, prostituição, educação, desigualdade social e outros.
O filme “Tempos Modernos”, demonstra de forma clara o surgimento e a expansão das questões sociais. Caracteriza-se por uma sociedade Industrial Capitalista, com o capitalismo em alta, resultado das grandes diferenças de classes sociais.
Entre os inúmeros problemas sociais apontados no filme, o abusivo regime trabalhista, carga horárias extensas, além das condições subumanas, luta por melhores salários, existia também a preocupação dos donos das fábricas buscarem inovações com máquinas que seriam utilizadas ou para substituí-las, fazendo com que os trabalhadores que usavam força e velocidade não fossem contratados. Evidenciando sempre a velocidade da máquina em comparação a velocidade do ser humano. Gerou-se uma