Como se introduziu o serviço social no brasil
Introdução: O filme Tempos Modernos relata a história de um vagabundo e uma jovem órfã. A história se passa na época em que ocorre uma grande crise econômica americana. Existia uma grande onda de desemprego e a pessoas passavam por uma séria crise financeira.
No filme, o vagabundo (Charle Chaplin) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. As indústrias buscavam somente o lucro e para isso, explorava seus funcionários. De forma que, tentava até mesmo reduzir o horário de almoço. Com isso, o vagabundo acabou tendo um ataque de nervos. Levado para tratamento, o vagabundo acabou ficando desempregado.
Já a jovem, órfã de mãe e com o pai desempregado acaba tendo que furtar alimentos para não deixar a família passar fome. O pai acaba assassinado durante uma manifestação e os irmãos mais novos da jovem são levados para o orfanato. Com isso a jovem acaba ficando sozinha e sem ter o que comer.
O vagabundo acaba sendo preso por engano durante uma manifestação. Na prisão ele percebe que consegue viver melhor do que se estivesse livre. Pois, se alimentava bem, tinha uma cama confortável para dormir e recebia visitas semanais de religiosos.
Quando ele recebeu a liberdade, não sabia o que fazer. Pois não tinha para onde ir e nem o que comer. A jovem, com fome tentou roubar novamente, e eles acabaram se conhecendo.
Juntos, tentavam conseguir um meio para sobreviver. O pouco que conseguiam era motivo para ficarem felizes. Mas essa busca nunca tinha fim. Pois viviam fugindo do juizado de menores.
No Brasil, a Constituição estabelece como objetivo:
...“construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação” (art.3º Constituição Brasileira).
Hoje, a