como se escreve
Às vezes, nos questionamos a respeito de algumas questões ortográficas: como se escreve? Com x, ch, s, z, c, ç, l, u, ss, qu, g, j? É verdade, de vez em quando, isto acontece e nos atrapalha muito.
Como resolver o problema? Muito simples: o estudo da ortografia se encarrega disto. Ortografia deriva das palavras gregas ortho (ορθο no alfabeto grego) que significa "correto" e graphos (γραφος) que significa "escrita". A ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrever corretamente as palavras de uma língua 1 definindo, nomeadamente, o conjunto de símbolos (letras e sinais diacríticos), a forma como devem ser usados, a pontuação, o uso de maiúsculas, etc. É o conjunto de regras estabelecidas pela gramática normativa
Não podemos nos esquecer, contudo, que a ortografia é concebida como fruto de acordos ortográficos envolvendo países em que a língua portuguesa representa o idioma oficial. O primeiro acordo ortográfico data de 1931, que, no entanto, viria a ser interpretado de forma diferente nos vocabulários ortográficos nacionais entretanto produzidos: em Portugal, o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1940; no Brasil, o Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, de 1943, acompanhado de um Formulário Ortográfico. A fim de eliminar estas divergências, foi assinado por ambos os países um novo acordo ortográfico, em 1945, mas este apenas foi aplicado por Portugal, continuando o Brasil a seguir o disposto no Formulário Ortográfico de 1943.Subsequentes a este houve o de 1945, 1971 no Brasil e 1973 em Portugal, e o de 1975, embora não tenha sido oficialmente aprovado por razões de ordem política. Em meio a tantas incoerências, aconteceu em 1986, no Rio de Janeiro, um encontro de todos os representantes dos países cujo idioma nacional é a língua portuguesa, ficando estabelecido o Novo Acordo Ortográfico de 1986, que também não foi aprovado.
O último deles, em vigor desde o