arte como ensino aprendizagem
INTRODUÇÃO
A arte é uma forma de aprendizado desde o inicio da humanidade, sendo transformada de acordo com normas e valores estabelecidos em diferentes ambientes culturais. No ano de 1996 a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96 tornou obrigatório o ensino da arte na educação básica.
Nas escolas estabelecem os vínculos entre os conhecimentos escolares sobre a arte e os modos de produção e aplicação desses conhecimentos na sociedade, tendo como função situar o fazer artístico como fato humanizador, cultural e histórico. Os objetivos da arte no ensino fundamental, por exemplo, é fazer com que o aluno seja capaz de desenvolver o conhecimento de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, usando diferentes tipos de linguagens como meio para produzir e expressar suas idéias.
Na educação infantil a arte vem estimulando o desenvolvimento da imaginação, da expressão, da curiosidade e da criatividade através do fazer com a arte, que tem como objetivo ajudar a desenvolver livremente a estimular a criatividade e a expressão, desenvolve o pensamento artístico, aumenta a sensibilidade, a percepção, a reflexão e a imaginação, com a utilização da arte nas escolas os alunos poderá aprender de forma lúdica, tornando o ambiente mais agradável. Vemos em escolas infantis que os alunos já interagem com a arte, através de desenhos, pinturas, rabiscos que muitas das vezes expressa seus sentimentos, desejos e coloca em evidencia sua personalidade.
Veremos neste conteúdo as quatro linguagens mais usadas no ambiente escolar, sendo elas a ARTE VISUAL, MÚSICA, TEATRO E DANÇA.
ARTE VISUAL
Ainda hoje, o que vemos em relação ao trabalho com linguagens visuais são atividades que não ampliam o universo das crianças, pois a criação visual é tida como simples recreação, passatempo