a importancia da arte no processo de ensino aprendizagem
Maria Lucilene Cruz*
Resumo
O objetivo deste artigo e mostrar a importância da arte no desenvolvimento cognitivo emocional e perceptivo da criança e dos jovens, pois a criança quando trabalhada e estimulada desde cedo é capaz de na juventude e na vida adulta torna-se agente transformador da cultura e dos valores essenciais a vida humana. Pois a arte e considerada uma das formas mais importantes de expressão e comunicação.
Palavras chaves: Disciplina de Arte, ensino e aprendizagem, educação infantil.
1. Introdução
E fundamental entender a função indispensável da arte na vida das pessoas, pois ele constitui toda a atividade criativa dos seres humanos, o que nos torna capaz de interagir com o mundo, nos conhecermos melhor, ou seja, um meio pelo qual as pessoas se expressam, representam e comunicam conhecimentos e experiências.
De acordo com Victor Lowenfeld (1947) o desenvolvimento mental da criança anda junto com o seu desenvolvimento criativo e artístico. Para ele existe uma evolução gráfica que vai se afirmando em algumas etapas de seu desenvolvimento, entre as idades de 2 a 4 anos a criança começa a rabiscar e dos 7 a 9 anos ela já adquire noções sobre seus desenhos.
A lei de diretrizes e bases da educação nacional- LDB 9.394/96 tornou obrigatório o ensino de arte na educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (FERRAZ, 2009). Com contribuição da Ana Mae Barbosa o ensino de arte nas escolas ganhou um punho mais forte, e a educação artística passou a trabalhar com leitura de imagens, produção e contextualização, fato este que torna o ensino das artes visuais na educação infantil um desenvolvedor da conscientização e valorização do ser humano por parte da criança, tornando-o capaz de criar e recriar.
Os parâmetros curriculares nacionais de arte para o ensino fundamental (PCNs de arte) inserem-se no processo histórico do ensino e aprendizagem de arte, logo após a