Como se deu o processo de conceituação do serviço social
O chamado Movimento de Reconceituação iniciou-se ao redor de 1965, sendo um processo de ruptura com o SS norte-americano - vigente no Brasil após o final da IIªGuerra. Foi uma proposição no sentido de adequar o SS à problematica dos países latino-americanos, buscando um marco referencial e teórico para a prática do SS e elaboração de uma literatura autônoma.Identificou-se por três momentos distintos: Critica da ligação c/os paises dominantes, com seu caráter importado da Europa e EE.UU. Foi o momento mobilizado pelo CBCISS, promovendo os Seminários de Araxá (1967) e Teresópolis(1970).Foi a apresentação do SS voltado para a integração social na perspectiva da modernização (neopositivista .
No segundo momento continua o questionamento s/ligação do SS com os valores e classes dominantes. Foi o período dos novos paradigmas científicos, do ressurgimento dos movimentos sociais e estudantis na política brasileira.O terceiro momento ocorreu com o resgate das teorias marxistas, pelas obras de Iamamoto e outros . Com base no pensamento de Gramsci, coloca-se a instituição como o espaço das lutas de classes, procurando-se fortalecer á prática do SS aliada aos movimentos populares.
Obs; Apesar da falência das teorias comunistas e das mudanças no pensamento socialista, esse terceiro momento continua a ser ensinado nas Faculdades de SS como o fundamento ético/político do SS. continuando a teoria a ser ensinada como um discurso condoreiro e a prática como um choque lá no rés-do-chão da realidade.
MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL
O Assistente Social é um profissional especialmente habilitado para identificar e atuar em problemas de educação, saúde, trabalho, justiça e segurança entre outras áreas, planejando e executando políticas públicas comunitárias, podendo também atuar diretamente com os indivíduos, famílias, grupos, empresas e comunidades. Diante disto, esta análise visa buscar de