a reconceituação do serviço social
SERVIÇO SOCIAL
JOSSILENE SOUZA SILVA SANTOS
DITADURA MILITAR E RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO
SOCIAL
Vitória da Conquista
2014
JOSSILENE SOUZA SILVA SANTOS
DITADURA MILITAR E RECONCEITUAÇÃO DO SERVIÇO
SOCIAL
Trabalho interdisciplinar apresentado ao Curso de
Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do
Paraná.
Professores: Clarice da Luz Kernkamp; Marilucia Ricieri;
Paulo Sérgio Aragão; Sérgio Goes.
Vitória da Conquista
2014
INTRODUÇÃO
Pretendemos estudar sobre o período conhecido como ditadura militar onde os presidentes imprimiram suas marcas ditatórias sob a ameaça do consumismo contraria as elites brasileiras.
E neste contexto que temos um período marcado por grande opressão e censura onde os cidadãos não tinham liberdade para expressar seus sentimentos em relação ao governo.
Observamos que, paralelamente ao momento histórico, inicia-se a conceituação do Serviço Social, desvinculando dos princípios cristões de respeito a autoridade, e, hoje, tem, nos homens, a autoridade máxima a ser respeitada, uma profissão que tinha nos homens o objeto do seu trabalho, e, hoje, entente que os homens são sujeitos da história.
DESENVOLVIMENTO
O Brasil vivenciou momentos críticos de ditadura que cecearam o exercício da democracia de, (1964 a 1985), período que a sociedade brasileira viveu um retrocesso na questão dos direitos democráticos sob proteção de Estado que apoiado por um conjunto de aparelhos repressivos, cuja ação trouxe consequências para o país.
A chamada revolução de 1964, desencadeada por um golpe liderado pelos militares, foi na verdade uma contrarrevolução aos movimentos sociais, urbanos e rurais que vinham se organizando gradativamente dede 1960 e estavam conquistando muitos direitos. Isso significava uma mudança importante no Brasil, pois houve um grande avanço na participação dos setores populares na condição do destino do país e também a possibilidade de reformas