Reconceituação do serviço social
As correntes Filosóficas, sua influencia no Serviço Social e a importância de Reconceituação para a profissão.
O serviço Social tem origens na doutrina católica,sofrendo transformações econômicas e sociais que determinaram mudanças na prática dos Serviço Social.
O golpe militar no Brasil em 64 atendia as estratégicas políticas dos Estados Unidos para a America Latina. No Brasil sofremos grandes repressões, autoritarismo, perseguições políticas para quem era contra esse regime.
Com a insatisfação do povo inicia-se articulações para o movimento de Reconceituação, pois estavam cansados da pratica tradicionalista e necessitavam de uma renovação.
Surgindo a necessidade de um Assistente Social qualificado para atender a população desgastada com atitudes e pensamentos crítico.
O movimento de Reconceituação representou um marco decisivo no desencadeamento do processo de revisão crítica do Serviço Social, foi também um saldo qualitativo que foi se estruturando uma profissão interventiva no combate das desigualdades sociais e também um marco no processo de politização e mobilização de profissionais e estudantes com participação nos sindicatos em todo o país
O que realmente significa a Reconceituação, como se constitui e como se caracteriza e qual o seu impacto hoje? O seu significado foi principalmente a ruptura com o conservadorismo e o tradicionalismo do serviço social.
Este movimento se constituiu dos documentos como o de Araxá, Teresópolis,Sumaré e Alto da Boa vista o de transformações sócio-econômicas, políticas e culturais ocorridas na sociedade.
Com a Reconceituação tornou possível a formação de profissionais com novos perfis, o caráter moderno e atuante da profissão, dando uma nova identidade profissional. Representou para o Serviço Social o início de uma nova práxis um novo modo de refletir pensar e agir de maneira a criar vínculos com ações transformadoras que vai muito além do capital, como a “defesa dos direitos humanos e a