Como redigir um projeto de negócio excelente, com todas as informações realmente necessárias.
Acadêmico: Iberê de Andrade Martins
Prof.(a): José Roberto de Souza Freire
O projeto deve apresentar as informações que de fato importam para os investidores, e não os tradicionais gráficos em cinco cores ou projeções financeiras detalhadas e irreais. O mais importante é que avalie de forma sistemática quatro fatores fundamentais para a viabilidade de um empreendimento: as pessoas envolvidas, a oportunidade em si, o contexto e a questão risco-recompensa. O que deve vir escrito no início do projeto? Quais as informações que um bom projeto precisa conter? Se você quiser falar a língua dos investidores e ter certeza de que fez a si mesmo as perguntas certas antes de embarcar no mais fabuloso desafio da carreira de um empresário, recomendo que baseie seu plano empresarial no modelo a seguir, que avalia de forma sistemática os quatro fatores essenciais, e interdependentes, para qualquer novo empreendimento:
As pessoas. Um dos fatores importante é as pessoas envolvidas no projeto, o currículo dos membros envolvidos pode ser um diferencial na escolha do seu projeto, pois quanto maior a qualificação dos membros melhor a chance do projeto dar certo.
A oportunidade. Nesse tópico oportunidade os empreendedores focam duas questões básicas: 1) o mercado inteiro para o produto ou serviço do empreendimento é grande ou está crescendo rapidamente? 2) É ou poderá ser um setor estruturalmente atraente? Pois empreendedores buscam setores de crescimento rápido, pois é mais fácil absorver uma fatia do mercado.
O contexto. Todo projeto empresarial precisa abordar bem o contexto. Em primeiro lugar, deve mostrar conhecimento do contexto do novo empreendimento e de como ele pode ajudar ou atrapalhar a proposta em questão. Em segundo lugar, e mais importante, tem de admitir que o contexto inevitavelmente mudará e descrever como a mudança afetará os negócios. Em