Relatório da administração
O Relatório da Administração é um importante e necessário complemento às demonstrações contábeis publicadas por uma empresa, em termos de permitir o fornecimento de dados e informações adicionais que sejam úteis aos usuários em seu julgamento e processo de tomada de decisões.
Além das tendências, a Administração deve munir com informações referentes a possíveis fatores que possam modificar a tomada de decisão, possibilitando ao usuário o desenvolvimento de suas próprias projeções, a fim de aumentar o valor da informação disponível.
Outra característica relevante a ser considerada é que o Relatório da Administração, por ser descritivo e menos técnico que as demonstrações contábeis, reúnem condições de entendimento por uma gama bem maior de usuários, em relação aquele número de usuários que conseguirá entender e tirar as conclusões básicas que necessitem somente das demonstrações contábeis. Este parecer recomenda também que haja simplicidade na linguagem ao redigir o relatório, para que seja entendido por um maior número de leitores, que não seja apresentado a simples apresentação de percentuais, até por que se pretende neste relatório expor os fatores que influenciaram as mutações ocorridas.
É importante notar que o relatório da administração não é padronizado, e que a sua flexibilidade é fundamental para que este gere informações relevantes aos usuários conforme a característica peculiar de cada empresa.
O relatório da administração não se confunde com uma simples citação da estrutura e dos atos da administração de uma companhia, pelo contrário, ela espelha os negócios sociais e os atos da administração de forma que os acionistas possam acompanhar a administração da companhia no desenvolvimento da sua função.
Desenvolvimento
De acordo com a Lei 6.404/76, o relatório da administração deve ser publicado juntamente com as demonstrações financeiras do encerramento do exercício social precisando conter informações sobre:
a)