Relatório administração
1- De acordo com a teoria geral da administração há apenas um modo correto de administrar uma empresa. Na teoria a capacidade administrativa, de planejamento era centralizada nos mais altos postos da pirâmide. E a capacidade dos trabalhadores dos níveis inferiores era a profissional e de execução. Mas a Primeira Guerra Mundial mostrou que a estrutura organizacional de Fayol não era adequada para grandes empreendimentos como a administração de um exército. Pois a centralização não funcionava nessa escala. A decisão tinha de ser passada para níveis mais baixos da organização.
Por isso que após a Primeira Guerra Mundial foi desenvolvida a descentralização.
Tudo isso mostra que para os tempos atuais a premissa de que existe uma forma correta de administrar tornou-se obsoleta. Os tempos mudaram e as empresas também. E as que querem sobreviver a essas mudanças devem perceber isso senão sofrerão falência. 2- As premissas das teorias X e Y são:
*Na teoria X, McGregor partiu da premissa que a pessoas são preguiçosas, não gostam de trabalhar nem de responsabilidade e que por isso devem ser coagidas e controladas.
* Na teoria Y, McGregor parte da premissa que as pessoas querem trabalhar e querem responsabilidade, mas que precisam da motivação correta.
Concordo com a teoria Y. Porque trabalhar dá um censo de realização e um objetivo para os humanos. Quando controlados ou coagidos tendemos a nos desmotivar e isso até mesmo prejudica o trabalho. Ao invés de criativos, tornamo-nos inibidos. Porém o texto trás uma visão bem diferente. Mostra que de acordo com a conclusão da teoria de Maslow, diferentes pessoas precisam ser administradas de maneiras diferentes. Provando assim, que a premissa de que existe apenas uma forma correta de administrar é inválida. Algo muito interessante mostrado no texto, é que cada vez menos pessoas são subordinadas, por serem trabalhares do conhecimento devem ser administradas como sócios não como subordinados. E