como parametrizar carga
Estudo de Caso em uma Indústria de Calçados
RESUMO: O transporte internacional utiliza-se de praticamente todas as características da logística, de forma a possibilitar que as mercadorias produzidas em um determinado país sejam utilizadas em vários outros, no tempo certo, na quantidade requerida, com as condições determinadas pelos clientes e no tempo que eles a procurem. A melhor forma de se utilizar o transporte internacional, proporcionando segurança, rapidez, garantia de qualidade do produto transportado e principalmente as formas de minimizar o custo de transporte, é o escopo deste artigo. Utilizando o envio de calçados rústicos como material básico de análise, o artigo discorre sobre a melhor forma de ovar contêineres, demonstrando de forma prática e clara os cálculos necessários para tanto. É apresentado um pequeno histórico sobre o transporte internacional, sempre no intuito de subsidiar o interesse básico do artigo, qual seja, demonstrar que existem condições claras de se utilizar corretamente os princípios logísticos para se conseguir vantagens diretas e indiretas nos procedimentos de transporte de exportação.
Palavras-chave: unitização – transporte internacional – contêiner – ova e desova
1. TRANSPORTANDO DE FORMA FÁCIL
O transporte internacional de longo percurso está sendo utilizado com freqüência, devido ao aumento das exportações. Ele pode tanto ser por meio rodoviário, como por marítimo, ferroviário ou aéreo. As exportações para outros continentes, na sua maioria são feitas por meio marítimo, pois é mais cômodo, seguro e viável, tanto para quem importa como para quem exporta. Esse modal permite ainda que, a mercadoria seja levada em container, fazendo com que a carga do navio tenha um maior aproveitamento e a mercadoria viaje com maior segurança.
Conforme Keedi (2000), “o container nada mais é que uma caixa inviolável, podendo ser fabricado em madeira, alumínio e aço”. Para a exportação pelos portos