Ensaio de Compressão
Capítulo 3- ENSAIO DE COMPRESSÃO
O ensaio de compressão consiste na aplicação de uma carga compressiva axial em um corpo de prova. A deformação linear, obtida pela medida da distância entre as placas que comprimem corpo de prova, e a carga de compressão consiste na resposta a este tipo de ensaio, muito utilizado nas indústrias de construção civil e de materiais cerâmicos. Na indústria de conformação é utilizado para parametrizar condições de processos que envolvam laminação, forjamento, extrusão e semelhantes. Figura 1 Ensaio de compressão longitudinal em um corpo de prova cilíndrico de material metálico Figura 2 Curvas características de ensaios de tração e de compressão
2
Quando se submete um material a cargas de compressão, as relações entre tensão e deformação são semelhantes àquelas obtidas no ensaio de tração.Até a tensão limite de escoamento, o material tem comportamento elástico.Ultrapassada essa tensão, ocorre deformação plástica. Com aumento da deformação ocorre encruamento ou endurecimento do material e ocorre um aumento no diâmetro da seção transversal do corpo de prova. Entre as principais precauções a serem tomadas antes da realização do ensaio é o dimensionamento do corpo de prova, que deve ter uma relação adequada entre comprimento e seção transversal para resistir à flexão e a flambagem.
Em função da presença de trincas submicroscópicas, os materiais frágeis são geralmente fracos sob tensões de tração, já que as tensões de tração tendem a propagar essas trincas que se alinham perpendicularmente ao eixo de tração.
Nessas condições os materiais frágeis apresentam baixa resistência à tração.
Entretanto, os materiais frágeis são resistentes à compressão. A figura 3 mostra uma comparação entre os desempenhos à tração e a compressão do ferro fundido cinzento que é um material frágil.
Conforme o metal a ser ensaiado seja dúctil ou frágil , as condições de ensaio variam muito.No primeiro caso, só se pode