metrologia
O soft-starter é um módulo eletrônico tiristorizado, para partida suave de motores de indução trifásicos. O módulo substitui os tradicionais Estrela-Triângulo e Chave Compensadora. O mesmo inicia a transferência gradual de energia para o motor, iniciando assim, suavemente a aceleração do mesmo, reduzindo os trancos e golpes nos componentes mecânicos e sobrecarga na rede elétrica durante a partida.
O sistema de controle possui ajuste da corrente de partida, que evita a subida excessiva da mesma. O método utilizado é o de incremento linear do ângulo de condução do tiristor, em ligação antiparalelo, nas três fases, resultando em aumento suave da tensão no estator do motor. Com o crescimento da tensão, aumenta também o torque, até que vencido o conjugado da carga, o motor inicia a girar, sendo que em seguida é limitada a corrente de partida máxima permissível.
Funcionamento
O soft-starter é um equipamento eletrônico capaz de controlar a potência do motor no instante da partida, bem como sua frenagem. Ao contrário dos sistemas elétricos convencionais utilizados para essa função (partida com autotransformador, chave estrela- triângulo, entre outras).
Seu princípio de funcionamento baseia-se em componentes estáticos, os tiristores. O esquema genérico de um soft-starter está ilustrado na Figura abaixo.
Parâmetros
Partida em rampa de tensão: Inicialmente é aplicada uma tensão Vi inferior são de rede de alimentação. Esta tensão apresenta um limite mínimo inferior conforme o modelo e seu valor devem ser estabelecidos conforme a característica de conjugado da carga. Inicia-se então uma rampa de tensão até que se atinja a rede de alimentação.
Partida com impulso de tensão: Aplica-se um impulso de tensão cujo nível e duração são parametrizáveis de acordo com a inercia de partida da carga
Partida com limite de corrente: Nesta modalidade de partida limita-se apenas a corrente que circulará através da chave e do motor. Confere-se, portanto um grau