Como montar um minimercado
Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br
Expediente
Presidente do Conselho Deliberativo
Roberto Simões
Diretor-Presidente
Luiz Eduardo Pereira Barreto Filho
Diretor Técnico
Carlos Alberto dos Santos
Diretor de Administração e Finanças
José Claudio Silva dos Santos
Gerente da Unidade de Capacitação Empresarial
Mirela Malvestiti
Coordenação
Luciana Rodrigues Macedo
Autor
Vanauey Ferreira Vieira
Projeto Gráfico
Staff Art Marketing e Comunicação Ltda. www.staffart.com.br O negócio está relacionado à conveniência e proximidade e atende às características regionais e aos bairros mais distantes dos grandes centros de consumo.
Apresentação / Apresentação
1. Apresentação
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita. O objetivo dos tópicos é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Minimercados são estabelecimentos de pequeno porte com pouca variedade de itens, vendem alimentos e produtos de primeira necessidade, geralmente localizados em bairros com grande fluxo de pessoas. Uma característica deste negócio é possibilitar a utilização de imóveis menores, com estoques reduzidos, em relação aos supermercados. Oferece produtos com reposição mais rápida, atendendo as pessoas que necessitam de pequenas compras e que buscam opções mais próximas da sua residência. Minimercados também são também conhecidos como lojas de vizinhança e estão relacionados à proximidade, atendendo às características regionais e aos bairros mais distantes dos grandes centros de consumo.
O auto-serviço, em que o